Atenção aos investimentos em setores industriais brasileiros estratégicos!

O Brasil ainda tem muito a avançar no meio industrial se comparado a outros países, por isso, é essencial estar sempre de olho em oportunidades de investimento, como a que foi anunciada recentemente pelo Governo Federal.

Dados de empresa
Foto: Anna Nekrashevich/Pexels

Investimento na casa dos bilhões

É isso mesmo que você leu. Bilhões.

Cédulas de Real, dinheiro.
Foto: Joel santana Joelfotos/Pixabay

O Governo Federal anunciou, há pouco tempo, que irá investir significativamente no setor industrial do país, destinando R$ 106,16 bilhões nos próximos quatro anos para áreas estratégicas. Esse investimento será facilitado por meio de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Esse valor é a soma de todos os recursos juntos, mas eles serão divididos para diferentes segmentos. Os do BNDES serão principalmente direcionados para apoiar projetos de inovação e digitalização na indústria.

Já os da Finep, para pesquisa e desenvolvimento, com o objetivo de fortalecer diferentes estágios do ciclo científico e tecnológico das empresas brasileiras. A Embrapii focará em apoiar instituições de pesquisa tecnológica para impulsionar a inovação na indústria nacional.

Empresas que se encaixam nas áreas citadas devem ficar atentas, pois é uma grande oportunidade que não deve ser perdida.

Mas qual a importância desse investimento?

Imagem que simboliza o crescimento através de investimento.
Foto: Nattanan Kanchanaprat/Pixabay

Todo mundo sabe que para que algo possa se desenvolver e evoluir cada vez mais, é necessário ter investimento, e é exatamente isso que o Governo Federal pretende alcançar ao investir em tecnologia e inovação nos mais diversos segmentos da indústria brasileira.

Uma das maneiras de garantir que os setores consigam evoluir é através do aumento da produtividade, da redução de custos e da melhora na qualidade dos produtos e serviços oferecidos, exatamente o que o investimento possibilita.

Com as tecnologias habilitadoras, como o 5G e as Inteligências Artificiais, novas oportunidades surgem, além do crescente foco em soluções tecnológicas que promovam a agenda ESG (environmental, social and governance) nas indústrias. Temos também tendências em ascensão, como a mobilidade elétrica e o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a bioeconomia.

Um outro ponto que mostra a necessidade de mais investimento é que mesmo com essas oportunidades, o Brasil ainda enfrenta desafios em termos de inovação e competitividade, classificando-se apenas na 57ª posição no Índice Global de Inovação de 2020, conforme a WIPO (World Intellectual Property Organization).

Por isso, saber aproveitar da melhor maneira possível esses recursos federais é essencial para o crescimento das empresas e o avanço da inovação em todo o país. Isso não só melhora a competitividade internacional do Brasil, mas também contribui para o progresso geral do setor industrial.

É importante lembrar que a evolução tecnológica sempre abre portas para o surgimento de novas empresas, algo que traz benefícios para todos, tanto para a indústria quanto para o consumidor final.

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS