A indústria pode colaborar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

A Organização das Nações Unidas (ONU) desenvolveu, em 2015, um plano de ação global composto por 17 objetivos e 169 metas a serem alcançados até 2030, com o intuito de superar os principais desafios relacionados ao desenvolvimento em todo o mundo. Mas e a indústria, será que ela tem como contribuir com esses objetivos?

Bloquinhos de madeira alinhados na terra, representando os ODS
Foto: freepik

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?

Como citamos, a ONU criou os ODS como plano de ação para superar os desafios de desenvolvimento mundiais. Para que isso aconteça, os objetivos incluem acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e promover a prosperidade para todos.

Confira quais são os ODS, e caso queira saber mais sobre cada um, basta clicar nos respectivos links:

O que a indústria pode fazer pelos ODS?

A indústria desempenha um papel importantíssimo na economia global, sendo responsável pela produção de bens e serviços, pela geração de empregos e pelo crescimento econômico. Portanto, a indústria tem o potencial de colaborar com os ODS de várias maneiras.

Empresário escrevendo estratégias de sustentabilidade em um caderno
Foto: freepik

Promover a sustentabilidade

Os setores industriais podem adotar práticas sustentáveis em suas operações, como a redução do consumo de energia e água, a produção de resíduos e a emissão de gases de efeito estufa.

Uma empresa de manufatura, por exemplo, pode utilizar práticas de produção mais eficientes, reduzindo o consumo de recursos e a geração de resíduos.

Criar novos empregos

A indústria é capaz de gerar empregos de qualidade, que contribuem para a redução da pobreza e da desigualdade.

Empresas que trabalham com serviços podem oferecer treinamentos e oportunidades de emprego para pessoas de baixa renda, por exemplo, gerando não só mais empregos, mas também profissionais capacitados.

Oferecer produtos e serviços sustentáveis

A indústria pode desenvolver produtos e serviços que sejam ecologicamente corretos e que atendam às necessidades das pessoas.

Uma empresa do ramo de tecnologia pode desenvolver produtos que sejam mais duráveis e que possam ser facilmente reciclados, características que só acrescentam mais qualidade.

O objetivo número 9

Além de todos esses pontos citados, há também um ODS feito especialmente para a indústria.

O objetivo 9 conta com metas como modernização da indústria, para que sejam mais sustentáveis e utilizem seus recurso de maneira mais eficiente, promoção de uma industrialização mais inclusiva e aumento de geração de emprego e contribuição do PIB, entre outros.

Isso mostra que o papel da indústria é essencial para o alcance dos ODS, e precisa trabalhar junto com todos para que possamos cumprir todas as metas necessárias para um mundo melhor, com um futuro mais justo e sustentável.

Todos temos muito a ganhar com os ODS, mas todos precisamos trabalhar para alcançá-los. Vamos, juntos, batalhar pelo mundo ideal!

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS