Na indústria moderna, a performance é uma necessidade que pode cobrir muitos aspectos relativos à qualidade, eficiência, durabilidade, velocidade, produção ou resistência a fatores externos. O objetivo é ter equipamentos que funcionem sem problemas, com o mínimo de manutenção e com a melhor relação custo/ desempenho.

Os plásticos de alta performance normalmente possuem uma temperatura de operação permanente superior a 150°C. É essa classe de material que traz as propriedades superiores dos polímeros – como características de fricção e deslize, economia de peso e resistência química – para suportar, especialmente, temperaturas elevadas de operação permanente. Com o uso de materiais de reforço especiais, como fibra de vidro, esferas de vidro ou fibra de carbono, a resistência à distorção de calor e a rigidez podem ser aumentados ainda mais. Os aditivos como fibras de PTFE, grafite e aramida melhoram consideravelmente as características de fricção e deslize e a adição de fibras metálicas e carbono proporciona uma melhor condutividade elétrica.

Resistência a Altas Temperaturas

Materiais plásticos com resistência ao calor são desenvolvidos constantemente e estão se tornando mais comuns tanto em aplicações industriais tradicionais como aplicações de ponta para melhoria do desempenho e da durabilidade.

O entendimento comum pode ser o de que plásticos não são normalmente considerados materiais resistentes ao calor. No entanto, a verdade é que existem famílias inteiras de polímeros de alto desempenho que podem ser usados em temperaturas de serviço permanentes superiores a 150°C e até acima de 300°C, inclusive, dependendo das condições de operação.

Esses materiais, caracterizados por temperaturas elevadas de transição vítrea e fusão, são os melhores candidatos quando se trata de substituição de metal, pois os polímeros fornecem o valor agregado de propriedades superiores, tais como características de fricção e deslize, economia de peso e resistência química. Essas vantagens podem ser mantidas, mesmo em altas temperaturas de operação permanente. Os polímeros de alta temperatura estão comercialmente disponíveis tanto como materiais resistentes ao calor não modificados quanto como termoplásticos modificados de alto desempenho.

Ao adicionar reforços, tais como fibras de vidro ou de carbono, a rigidez e a temperatura de distorção ao calor podem ser melhoradas, juntamente com o benefício adicional da estabilidade dimensional. Isso é possível graças a menores taxas de expansão térmica que podem se aproximar de valores típicos de algumas ligas metálicas. O plástico reforçado com fibra de carbono é atualmente a solução mais interessante quando as condições de operação exigem rigidez extrema e propriedades mecânicas com o menor peso possível, por exemplo, em aplicações aeroespaciais ou automotivas.

Para aplicações que exigem resistência à abrasão, desgaste ou um baixo coeficiente de atrito, esses plásticos de engenharia oferecem desempenho superior quando combinados com lubrificantes como PTFE e grafite. Além disso, as características de isolamento elétrico intrinsecamente boas desses termoplásticos podem ser modificadas para obter propriedades dissipativas estáticas ou qualidades eletricamente condutoras.

Aplicações de Polímeros de Alta Performance

Algumas das áreas mais importantes de aplicação para plásticos de alta temperatura são:

  • Aplicações que exigem resistência à abrasão, desgaste ou um baixo coeficiente de fricção, estes plásticos de engenharia oferecem desempenho superior quando combinados com lubrificantes tais como PTFE e grafite
  • Aplicações resistentes a calor e choque nas indústrias de vidro e aeroespacial
  • Resistência a calor, à prova de emissões, altamente isolante ou materiais condutores definidos para as indústrias de semicondutores e de engenharia elétrica
  • Peças para prova de esterilização e hidrólise para dispositivos da área médico-hospitalar
  • Prova de emissão e componentes resistentes à radiação para tecnologia de vácuo e aplicações nas áreas de tecnologia de raio-x e energia nuclear
  • Componentes para a indústria química

FONTE: texto retirado do site Ensinger que é fabricante de compostos, produtos semiacabados, peças acabadas, montagens completas e perfis de precisão em plásticos de alta performance. Link para o conteúdo completo: https://www.ensingerplastics.com/pt-br/semiacabados/plasticos-de-alto-desempenho

Mas é só isso? Tem mais!

Sabia que além de um conteúdo de qualidade para seu conhecimento a Promarking também é especialista em resolver
problemas em Gravação Industrial de Peças

Quero Conhecer

 


O que torna um sistema de gravação PRO Marking a melhor opção do mercado?

Algumas razões tornam os nossos sistemas a solução perfeita para as suas necessidades de gravação como, por exemplo:

  • Simplicidade. Software intuitivo e em Português.
  • Robustez. Nossos produtos são projetados e construídos para aplicações industriais.
  • Ergonomia. As diversas opções de layout oferecem a melhor solução para a sua aplicação.

Além do mais, a PRO Marking oferece uma variedade de possibilidades de suporte técnico para assegurar que seu sistema de gravação estará sempre funcionando perfeitamente. Técnicos de aplicação e manutenção estão disponíveis 24/7/365, incluindo configuração, treinamento, diagnóstico técnico e manutenção.

Nosso objetivo é oferecer ao cliente suporte e treinamento em longo prazo, ajudando seus sistemas a operar com alto desempenho por muitos anos. Não importam quais são as necessidades ou objetivos de sua empresa, a PRO Marking estará sempre presente para ajudar a alcançá-los.



Depoimento Cliente

Veja como nós podemos te ajudar, entre em contato.

Entre em contato